quarta-feira, 16 de abril de 2014

Kings Watch: A Volta dos Defensores da Terra

Capa da edição número 1 de Kings Watch

A editora Dynamite, nos Estados Unidos, é a atual detentora dos direitos de publicação de novas histórias dos personagens da King Features Syndicate. Assim, eles já lançaram anteriormente uma série em 10 partes do Flash Gordon, chamada "Zeitgeist", bem fiel aos primórdios das histórias dessa criação de Alex Raymond. Digo fiel, porque essa história é inclusive ambientada nos anos 1940, mais precisamente na época da Segunda Guerra Mundial, ficando assim bem parecida com as tiras originais criadas naquela década. Também lançaram um história em 12 partes do Fantasma, e mais um especial anual, que deu o que falar entre os fãs do personagem criado por Lee Falk. É que a história "O Último Fantasma" foi considerada muito polêmica, por trazer muitos conceitos inovadores sobre o legado do Fantasma. Quanto ao Mandrake, a Dynamite ainda não lançou nenhuma história nova do personagem, mas isso está para mudar em breve, pois há uma previsão de lançamento de uma nova série que estará disponível ainda em 2014. Também já está em andamento uma nova série do Flash Gordon, dessa vez ambientado nos dias atuais.

Kings Watch (mini-série em 5 partes)
Lançada em outubro de 2013, essa mini-série tornou-se uma espécie reunião de "super-amigos" com os personagens da Kings, por trazer juntos os três grandes personagens Fantasma, Mandrake e Flash Gordon. É por isso que eu coloquei como título desse artigo, uma menção ao antigo desenho animado "Defensores da Terra", lançado nos anos 1980, e que passou aqui no Brasil, pelo canal SBT. O roteiro foi muito bem elaborado pelo escritor Jeff Parker, que já trabalhou para a Marvel (Hulk), e para a DC (revista digital Batman 1966), e já foi inclusive nomeado para o prêmio Eisner Award, que é considerado o "óscar" dos quadrinhos. Já os desenhos, ficaram a cargo de Marc Laming, que anteriormente havia feito os desenhos para a série "Planeta dos Macacos", também da editora Dynamite. Devo dizer que os desenhos são muito bons, e combinaram perfeitamente com o clima da história. Alguns painéis serão mostrados mais abaixo, para ilustrar esse artigo.

Edição número 1: 
Fantasma e Capeto na selva, observando
os estranhos fenômenos que ocorrem nos céus.

Na abertura da série, somos apresentados aos personagens. Primeiramente, diversas pessoas ao redor do mundo estão tendo pesadelos com monstros, e além disso, estão aparecendo sinais e brilhos estranhos pelo céu. O Fantasma, vive sozinho nas Florestas da África, com seu lobo Capeto. Mas ele está prestes a ter o primeiro combate, com uma fera de outro mundo, e para isso, terá a ajuda de Lothar, o amigo de Mandrake, que aqui está trabalhando como guia de turistas pelas selvas da Tanzânia. Flash Gordon é um playboy que só se interessa por esportes, mas seu pai descobriu um interesse dele por investigações espaciais, e por isso, resolveu investir no talento do projetista espacial Hans Zarkov. Isso atrai o interesse de Flash, que passa a pilotar as naves de Zarkov, que por sua vez, está sempre à procura de um copo de bebida. Dale Arden é uma repórter que está investigando os estranhos fenômenos pelo mundo. E o Mandrake, aparece em sua mansão em Xanadu, as voltas com um ser misterioso que ele mantém em sua mansão, o qual lhe alerta que tudo o que está havendo, é muito mais do que simples ilusões. Também somos apresentados a alguns dos adversários que provavelmente estão por trás dos eventos, entre eles uma mulher muito linda, e um homem com uma máscara de cobra.

A bela repórter Dale Arden

Entre os vilões, o Cobra. Mas quem será essa linda mulher?

E assim, concluímos essa primeira edição, que, como era de se esperar, nos trouxe muito mais perguntas do que respostas. Mas, o objetivo do escritor foi atingido, que foi de nos deixar ansiosos para conhecer mais sobre essa trama, e apreciar os belos desenhos.



Edição número 2: 

Capa da edição número 2 de Kings Watch

Prosseguindo com essa série, como era de se esperar nessa segunda edição, obtivemos mais alguns esclarecimentos sobre a trama. Lothar, já tendo formado uma dupla junto ao Fantasma, fala através de magia, com o Mandrake, o qual explica que existem dois artefatos de grande energia, que podem ser usados como uma espécie de portal para outros mundos. Esses artefatos são chamados de "Relógio do Rei", e um deles está na África. O Fantasma, através de seus contatos junto às tribos está no encalço de um deles.
Enquanto isso, em Connecticut, nos Estados Unidos, a repórter Dale Arden resolve investigar Flash Gordon, o plioto da nave espacial projetada pelo Dr Zarkov, aquele com o copo de uísque sempre na mão. Descobrimos que o sistema de propulsão da nave utiliza um dos artefatos como fonte de energia. Mas a equipe do Cobra também descobre isso, e vai tentar roubar o item, enfrentando Flash, Dale e Zarkov para isso.
Abaixo, algumas imagens dessa edição.


Flash Gordon e o Dr Zarkov são aclamados, devido ao seu grande feito, uma viagem espacial. Enquanto isso, a bela Dale Arden os investiga.

Mandrake orienta Lothar, que juntamente com o Fantasma,
procuram o "Relógio do Rei" pela África.

E o momento de grande ação dessa edição, ocorre quando o
vilão Cobra aparece, com seus capangas.



Edição número 3: 

Capa da edição número 3 de Kings Watch

Na terceira edição, ocorre finalmente a união de fato, de todos os nossos heróis. As duas frentes, a dos Estados Unidos (com Flash Gordon, Dale Arden, Dr Zarkov e Mandrake), une-se com a frente da África (composta por Fantasma e Lothar), que agora tem o acréscimo de uma nova aliada, a feiticeira Karma. E também ficamos sabendo finalmente do que se trata a história toda: uma invasão de Ming, o Impiedoso, que pretende utilizar o portal para uma invasão das tropas do planeta Mongo, com o objetivo de conquistar a Terra. Ficamos sabendo também que o Mandrake estava recluso em sua mansão, devido a um grande choque que recebeu, e não saía de lá havia muito tempo. Mas, com tudo o que está havendo, ele teve que deixar a sua "dor" de lado, e dar as caras para enfrentar o Cobra. Mas, fica a pergunta: qual terá sido a grande desilusão que o mágico passou, para deixá-lo nessa situação? Bem, o que importa é que ele está de volta à luta, e poderá ajudar os Defensores da Terra nessa batalha colossal, que está por vir.


O Mandrake não perde a chance de fazer uma entrada triunfal.


Para enfrentar muitas cobras, são necessários muitos Fantasmas. Ei, estou
vendo até a Julia, a Mulher Fantasma ali, vocês viram?

E olha só quem é o responsável por toda essa bagunça.
Ele, Ming, o Impiedoso!

Edição número 4



Capa da edição número 4

Agora o "bicho vai pegar"! Nessa quarta edição da série Kings Watch, a equipe está completa e tem que enfrentar os ataques das tropas de Ming, que estão ocorrendo por todo o planeta. Depois, eles se divididem em duas equipes, uma que enfrenta os homens-feras de Ming, com a ajuda de armas desenvolvidas pelo Dr Zarkov, e outra que coordena as ações, diretamente da Caverna da Caveira.


Ming e seu assecla o Cobra, terão que enfrentar os Defensores da Terra: na frente os maiorais Fantasma, Mandrake e Flash Gordon. Atrás: Lothar, Dr Zarkov, Dale Arden e Karma.


Uma visita à Caverna da Caveira. Cheia de relíquias de
antigas batalhas do Fantasma.

Edição número 5

Capa da edição final, número 5 de Kings Watch

E para finalizar, uma edição magistral, com direito a um final polêmico, que é claro, não será contado aqui. Meus amigos, digo simplesmente que precisam ler! Quem é fã do Fantasma, como eu, vai ficar impressionado com a ousadia do escritor Jeff Parker. O final é realmente audacioso, mas embora ninguém nunca tenha pensado numa coisa dessas, até que não deixa de ter uma certa lógica. Eu, sinceramente, gostei. Só não sei, pois por enquanto ainda não foi divulgado, se haverá consequências nas próximas histórias a serem lançadas. Mas tudo indica que sim, pois, ficaram muitas questões em aberto. Como em breve será lançada uma revista do Mandrake, acredito que será continuação dessa saga. E já foi lançada a nova série do Flash Gordon, que saiu este mês nos Estados Unidos. Abaixo apenas uma imagem dessa edição final, afinal, não queremos estragar a diversão da sua leitura.


Nas crônicas da Caverna da Caveira, Lothar vê algumas ilustrações
de Fantasmas anteriores. Eles utilizavam trajes bem diferentes do Fantasma Atual.

Bem, caros amigos leitores do blog Caverna da Caveira, e do blog Fantasma Brasil. Essa foi uma pequena análise dessa obra da editora Dynamite. Para aqueles que estiverem ansiosos para ler, deixo a seguir a indicação do excelente blog Os Invisíveis, que fez a edição em português. A tradução foi feita por Zealfie27, e a diagramação e letras foram feitas por Arthurfmg.




4 comentários:

  1. Tenho a primeira edição em inglês e estou aguardando as outras, o que não me impediu de ler as que foram postadas no blog Os Invisíveis.
    Realmente é um trabalho muito bom, embora existam alguns problemas de coesão (há cortes muito bruscos de um situação para outra, deixando lacunas narrativas incômodas). O polêmico final deverá gerar alguns bons debates e serve para mostrar a força destes personagens.
    Gostei muito dessa matéria. Vou compartilhá-la no Facebook, na página do grupo Caverna da Caveira (nenhuma relação direta com este blog, apenas uma daquelas "coincidências" do mundo rsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. Olá Celso,
    Parabéns pela matéria desta postagem, bem esclarecedora, sem quebrar a surpreza do final da série.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Oi, Celso!

    Resenha sensacional! Muito afim de ler esta história quando for publicada aqui!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. OlÁ, ASGM. Legal te ver por aqui. Poxa, agora que eu percebi, que tem muito spoiler, eu deveria ter te avisado antes. Mas se gostou, está bom. Espero que mesmo assim, decida comprar a edição da Mythos, quando sair. Eu certamente o farei.

    ResponderExcluir